Life Coaching

Coaching é uma metodologia que engloba várias ciências que estudam o desenvolvimento humano como: psicologia positiva, gestão de pessoas, neurolinguística, linguagem ericksoniana, filosofia, antropologia dentre outras. Nos mais diversos nichos o Coaching pode ser aplicado e aquele que faz meu coração pular, o que me move e eu tenho como missão é transformar o mundo a partir da minha transformação interior. Como posso fazer isso? Auxiliando outras pessoas a despertarem seu potencial, evoluir e alcançar sua melhor versão. Ajudar pessoas a tornar seus sonhos em realidade. Quero ser uma ferramenta de transformação de vidas. Por isso escolhi como nicho de atuação trabalhar como Life Coach.

A palavra de Deus em Gênesis 12:2b fala: “Sê tu uma benção”. Nós somos abençoados para abençoar outras vidas. Eu entendo que minha busca, a vida toda foi por tornar essa verdade real e na minha formação em Professional and Self Coaching descobri que esta é a minha missão.

O Life Coaching tira o indivíduo do seu estado atual, e o leva em um curto espaço de tempo, a seu estado desejado, usando as poderosas ferramentas, técnicas, planejamento e estratégias de ação, fazendo-o conseguir alcançar seus objetivos com resultados duradouros em um processo bem definido com início, meio e fim. Compromissado em ouvir o outro na essência, sem julgamentos, ressignificando seus pontos de melhoria e superando suas crenças limitantes.

Escolhi o Life Coaching ou Coaching de Vida, porque é um processo que visa tratar o indivíduo em suas demandas pessoais. José Roberto Marques em seu artigo define:

“Quando se fala em Life Coaching – ou Coaching de Vida –, fala-se de um segmento do Coaching voltado para os aspectos ligados exclusivamente ao âmbito pessoal. O Life nada mais é que um método que proporciona aos indivíduos maior controle sobre suas próprias vidas, garantindo o desenvolvimento de suas habilidades e a concretização de objetivos, na medida em que obstáculos e limitações são paulatinamente superados”.

O Life Coaching pode ser aplicado a demandas importantes como: relacionamentos interpessoais, família, espiritualidade, autoconhecimento, finanças, perda de peso e etc. O Life Coach tem a função de ajudar o Coachee a assumir o controle desses processos de maneira eficiente e segura. Esses são processos delicados e nada fáceis de lidar, mas o profissional com base em todo conhecimento e preparação adquiridos no decorrer de sua formação tem todas as condições para conduzir seu cliente a resultados extraordinários.

O Life Coach atua como catalizador na busca pelo equilíbrio pessoal e profissional do Coachee. Entende-se que o ser humano vive em contínuo processo de evolução e crescimento e não há como separar a vida pessoal da profissional, pois ambas coexistem em um único indivíduo e uma influencia a outra. E segundo o José Roberto Marques, é nesta busca permanente pelo equilíbrio que o Life Coach tem sua principal função: utilizar ferramentas, metodologias e técnicas que poderão apoiar o Coachee a encontrar seu equilíbrio emocional, sua missão de vida, a entender as origens de suas condutas e aprender a ressignificá-las. Através do Life Coaching, o Coachee pode eliminar comportamentos e pensamentos sabotadores. A intenção é proporcionar ao Coachee maior autoconhecimento, autoconfiança, autossatisfação, autovalorização e autoestima, para que assim, ele (o Coachee) possa sentir-se verdadeiramente pleno.

O foco do processo é guiar o Coachee a um profundo empoderamento. O mesmo deve estar 101% comprometido, pois ele mesmo é o responsável pelo seu sucesso.

Além dos benefícios já citados, seguem mais alguns: revisão do próprio projeto de vida pessoal e da carreira profissional, conhecimento sobre novas maneiras e formas de agir, coragem para buscar e viver a sua missão de vida, desenvolvimento de novas habilidades, redução do stress, mudança de pensamentos sabotadores e limitantes, melhora nas relações interpessoais e profissionais, descobertas de talentos, gerenciamento de tempo, inteligência Emocional, e ganho de qualidade de vida.