Seja Bem Vindo

Desperte seu potencial, seja sua melhor versão, alcance seus objetivos com foco em resultados duradouros e melhoria constante em um curto espaço de tempo. Quer saber como?

Diário de Bordo

Diário de Bordo

O diário de bordo é uma ferramenta poderosa que auxilia o Coachee durante o processo de Coaching. É um conjunto de perguntas que o ajudam a avaliar de forma metódica como foi seu dia, conquistas, falhas, pontos de melhoria e o que funcionou e precisa ser praticado novamente. O diário precisa ser uma prática diária.

A ideia do diário de bordo é a mesma utilizada pela prática da navegação marítima. Além dos elementos usados para conduzir a navegação, o diário de bordo era utilizado como uma forma de registrar tudo de importante que aconteceu no cotidiano da tripulação. 

Este diário tem a função de empoderar e acelerar os resultados levando o Coachee a uma profunda reflexão de sua vivência diária e a exercitar o planejamento, o comprometimento, a gratidão e o perdão.

As Perguntas poderosas do diário de bordo:

Por que valeu a pena viver o dia de hoje?

Esta pergunta convida o Coachee a um feedback diário, uma programação mental com foco no positivo. Uma reflexão sobre os valores e conquistas.

Que ideia você pode ter hoje para contribuir para a construção de um mundo melhor de se viver no tempo presente? Como você pode colocar isso em prática?

Essa pergunta representa o que chamamos de ressignificação diária, ou seja, tem a intenção positiva de identificar as falhas ou obstáculos e ressignificá-los. Em outras palavras, a busca pela autoaceitação e autocura. 

Se você pudesse voltar no tempo e tivesse o poder de modificar algum acontecimento no dia de hoje, o que você faria de diferente?

Esta pergunta tem a finalidade de levar o Coachee a uma autoanálise e autoperdão. Esta etapa nada mais é que um entendimento e cura do seu cotidiano. Quando fazemos isso nos livramos dos processos depressivos e de insônia. Temos paz, equilíbrio e consequentemente um sono tranquilo e restaurador.

Numa escala de 0 a 10, o quanto você acredita que estas ações contribuirão para um dia produtivo amanhã? Com quais argumentos você confirma sua nota?

Essa etapa é chamada de planejamento diário, um abordagem com foco no dia posterior: projetar, sonhar e planejar o estado desejado.

Exercício bençãos diárias.

Nesta etapa trabalhamos o agradecimento de três bençãos diárias. A psicologia positiva nos mostra que se tirarmos cinco minutos antes de ir para cama e focarmos em três acontecimentos positivos do tempo presente o nível de felicidade de cada um desses momentos são potencializados.

“Quanto mais à pessoa se conhece, mais ela se cura, mais ela se potencializa no aspecto pessoal, profissional e espiritual” José Roberto Marques

Por fim, após responder e refletir sobre todas as perguntas do diário de bordo, o último passo da ferramenta: a recapitulação, onde o Coachee então transformou tudo em aprendizados, chegamos a última etapa: a recapitulação e desconexão.

Usando o modelo de diário de bordo do Instituto Brasileiro de Coaching criado pelo José Roberto Marques, fiz a versão on-line. Segue link do formulário abaixo.

Diário de Bordo On-line

isaiaslaune