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Life Coaching

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Life Coaching ou Coaching de Vida é aplicado a qualquer demanda pessoal. Recolocação profissional, relacionamentos, espiritualidade e etc.

Coaching de Emagrecimento

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Método específico aplicado à perda de peso de maneira saudável. Temos a estratégia e as ferramentas que você procura.

Culinária Funcional

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Receitas e dicas de cardápios práticos e funcionais. Aprenda sobre reeducação alimentar e vida saudável.

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Com a palavra, nossos Coachees.

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Nos últimos anos enfrentei perdas bastante significativas como: um divórcio, doença seguida do falecimento de minha mãe e demissão do emprego onde trabalhei por 19 anos devido corte de funcionários, eu me vi obrigada a repensar minhas bases e certezas, a ressignificar absolutamente TUDO em minha vida. Após uma tentativa frustrada de empreendedorismo eu realmente me encontrava desnorteada e muito desanimada sobre os rumos profissionais e financeiros a tomar. Diante desse contexto fui obrigada a me confrontar com minhas escolhas e estratégias, sentia que não tinha mais tempo, energia e muito menos recursos a perder com tentativas mal calculadas. Foi nesse exato ponto de minha trajetória que eu li o anúncio do meu amigo Isaías no Instagran. Ele buscava um voluntário a coachee, e eu percebi que estava diante de uma oportunidade única para me ajudar a estruturar o movimento de mudanças que eu precisava. Como as primeiras sessões me inquietaram ao me obrigar a confrontar, pensar e repensar absolutamente TODAS as áreas do meu ser e da minha vida. Eu simplesmente não conseguia organizar o pensamento e elaborar algumas respostas. Percebi por exemplo, quantos sonhos eu havia abandonado ao longo do caminho... sempre voltava para casa com muitos questionamentos, algumas angústias e a crescente necessidade de planejar e agir. Percebi que precisava ajustar sonhos, objetivos, metas, foco e, principalmente, que precisava voltar a acreditar em mim. As ferramentas e estratégias de coaching, aliadas à sabedoria, paciência e competência do meu coach, fizeram com que os três últimos meses deste ano, valessem pelos últimos dois anos, onde eu andei em círculos, vencida por meus temores, desânimo e pela procrastinação. As ideias voltaram a fluir, os sonhos ganharam forma e se transformaram em planejamento que gerou ação! Além da área de educação, onde de alguma forma sempre estou envolvida, me decidi por uma nova área de atuação, o ramo de estética facial. E para tanto estou me capacitando. Já concluí dois cursos e estou em andamento com outros dois a que se seguirão outros. Até fevereiro estarei apta a atuar no meu novo ramo. Sei que os desafios são muitos e sempre existirão, mas hoje compreendo que eles, quando nos encontram preparados por um planejamento eficiente e pelas ações necessárias, são estímulos ao nosso crescimento. Hoje sei o que quero, como e porque, Tenho clareza do meu propósito e missão de vida. Só posso agradecer a você, meu Coach e amigo Isaías Launé, por ter sido meu mentor e parceiro dessa incrível mudança de perspectivas que está em andamento dentro de mim e na minha vida!

Hérika Lemos Balata - Educadora

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Aqui você encontra nosso últimos artigos e dicas exclusivas atualizadas diariamente.

Estou fazendo dieta e ganhei peso.

“Estou fazendo a dieta Lowcarb, Jejum Intermitente, seguindo tudo certinho, mas quando me peso percebo que ganhei peso ao invés de perder”.

Essa foi a dúvida de uma amiga que faz parte do meu grupo de emagrecimento saudável e acredito ser a situação em que muitos estão passando na sua busca pelo peso ideal.

Pensando nisso resolvi escrever esse artigo.

Em primeiro lugar temos que falar de algo que falei no post anterior. O Metabolismo: capacidade que o organismo tem de transforma o que ingerimos em combustível para o corpo. Alguns tem o metabolismo mais lento e outros já são bem acelerados, comem e não engordam. A quantidade de ingestão de calorias diária varia de indivíduo para indivíduo e o tempo de emagrecimento pode levar mais tempo para uns do que para outros. Não é culpa da dieta, nem você que está fazendo algo errado, mas simplesmente o seu DNA foi programado assim.

O que fazer para contornar isso? Além de seguir a dieta, o jejum, a atividade física e o descanso que é a base para uma vida saudável, existe alternativas naturais como alimentos termogênicos (café, gengibre, canela e etc), que ajudam o corpo a acelerar o metabolismo.

Perda de peso muito rápida

Outra causa, por perder peso rápido demais o corpo percebe você pode estar doente e precisa guardar energia. Involuntariamente seu metabolismo desacelera e começa a criar uma reserva de energia, parando de perder peso e até ganhando alguns quilinhos. O que causa desanimo, frustração e até mesmo abandono do objetivo de emagrecer. Mas aí é que você deve lutar.

Como mudar isso? Mude a estratégia, em alguns casos é aconselhável ingerir carboidratos a mais durante um ou dois dias fazendo o corpo “pensar” que está tudo bem e volta-se a dieta e tudo volta ao normal. Em outros casos será necessário aumentar o tempo de jejum e mudar os treinos, apostar mais nos aeróbicos ao invés da musculação. Tudo é uma questão de tentativa e erro. Até acertar o passo e voltar a perder peso.

Você está ganhando massa muscular ao mesmo tempo que perde gordura.

Se você está treinando pesado e se alimentando de forma correta. O que acontece é que você está ganhando massa muscular ao passo que queima gordura.
Mude a estratégia novamente, diminua a suplementação, se estiver usando. Faça o teste da bio-impedância com um nutricionista ou nutrólogo e veja como está sua porcentagem de gordura e massa magra.
Faça a pesagem e tire suas medidas apenas uma vez por semana. Escolha um dia, um horário, de preferência ao acordar e depoi de fazer suas necessidade e sempre use a mesma balança. Se possível tire fotos para fazer um comparativo. As vezes você não está perdendo peso, mas está perdendo medidas e isso é um bom sinal.

Constipação na Lowcarb

É comum acontecer da ida ao banheiro diminuir. Muito passam por isso ao começar uma reeducação alimentar com baixo consumo de carboidratos. Ao cortar o carboidrato, há perigo de eliminar boa parte das fontes de fibras da dieta: legumes, frutas e grãos integrais. As fibras ajudam na formação do bolo fecal. Quando o consumo delas cai, o intestino fica preguiçoso, o que provoca distensão abdominal e gases.

Uma forma de evitar isso seria aumentar o consumo de alimentos de baixo carboidratos mas ricos em fibras e as gorduras do bem. Dentre esses alimentos podemos citar: Sementes de chia, frutas low-carb (como abacate, morango e coco), linhaça, kefir (probiótico natural que falarei em outro post), folhas verdes (como couve, alface e repolho), azeite de oliva, ruibarbo, café, psyllium e não esqueça de beber bastante água.

Retenção de líquido

A retenção de líquidos é comum nas mulheres e contribui para a barriga inchada e celulite, no entanto também pode ser mais grave e causar pernas e pés inchados. As alterações hormonais, sedentarismo, consumo de sal e produtos industrializados em excesso estão entre as causas mais comuns.

Como evitar?

Os chás diuréticos são um excelente complemento para emagrecer mais rápido, e as melhores opções são: 

  • Cavalinha, 
  • Hibisco;
  • Canela com gengibre;
  • Chá-Verde;
  • Ginkgo biloba;
  • Salsinha;
  • Centelha asiática;
  • Castanha da índia.

Outras causas:

Uso de medicamentos como corticoides, anticoncepcionais, antidepressivos, estresse demais, dormir pouco, falta de exercícios, nas mulheres ocorre desequilíbrio hormonal no período menstrual, em outros casos pode haver um problema na tireoide como o hipotireoidismo fazendo você ter aumento de peso.

O ideal é fazer um check up com seu médico de confiança antes de começar qualquer processo de perda de peso.

Ainda existe outras causas como: comer rápido demais e/ou tomando líquidos, dia do lixo todo fim de semana (autossabotagem – pausas na dieta faz o corpo começar a fazer reservas), abusar das oleaginosas e do sal (calorias em excesso, retenção de líquido e aumento da pressão arterial), usar condimentos industrializados (todos contém açúcar, realçador de sabor e corantes), uso elevado de adoçantes

Dicas valiosas:

  • Não desista, persista. Mostre quem está no comando;
  • Foque não no peso que quer perder, mas na vida que você quer ganhar;
  • Lute por você e pelo seu objetivo;
  • Crie expectativas realistas;
  • Respeite seu corpo;
  • Permita-se momentos de lazer e relaxamento;
  • Você está em um processo, respeite as etapas.

Lembre-se:

A perda de peso não é linear. Se você se pesar todo dia você irá descobrir que alguns dias você estará com uns quilos a mais e isso não quer dizer que a reeducação alimentar não está funcionando.

Siga essas dicas e você terá êxito no seu processo de emagrecimento.

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Taxa Metabólica Basal

O que é taxa metabólica Basal?

A taxa de metabolismo basal (TMB) indica a quantidade de calorias que o corpo necessita para realizar funções metabólicas básicas. Este cálculo não inclui o número de calorias queimadas em atividades físicas.

O metabolismo basal 

O metabolismo basal se refere à quantidade mínima de energia que o corpo humano necessita ter à sua disposição enquanto está em repouso para que consiga sobreviver, ou seja, equivale ao número de calorias que são gastas durante o sono e ao valor mínimo de calorias que cada um deve ingerir durante o dia. Vale ressaltar que o termo não se aplica à quantidade de energia que o corpo gasta quando já está acordado.

Essa taxa mínima energética é necessária ao organismo para que ele consiga exercer funções vitais que não são interrompidas durante o sono como a respiração e o bombeamento de sangue. Pensando especificamente no metabolismo, essa quantia básica de energia é fundamental para que ele receba a quantidade adequada de fluidos que o regulam.

A taxa de metabolismo basal 

Assim como acontece com o metabolismo, o metabolismo basal varia de um indivíduo para outro. Entre alguns aspectos que definem a taxa de metabolismo basal, índice que revela a quantidade de energia que cada pessoa gasta enquanto dorme, encontram-se idade, sexo, fatores genéticos, peso, altura e tipo e frequência de atividade física.

Esse valor ainda muda conforme o percentual de gordura e músculos que a pessoa possui em seu corpo: os músculos queimam três vezes mais energia do que a gordura, logo a taxa de metabolismo basal de uma pessoa com um percentual baixo de gordura será maior do que aqueles que possuem uma porcentagem alta da composição.

Além disso, doenças são outro aspecto que influenciam a taxa de metabolismo basal. Por exemplo, quando alguém está com febre, a cada 0,5º C que a condição aumenta em sua temperatura, o índice aumenta em 7%. Já quando o indivíduo sofre com a produção inadequada de hormônios por parte da glândula tireoide, essa taxa decresce de 30 a 40%.

Calcule aqui sua taxa de Metabolismo Basal e descubra quanto seu corpo precisa consumir de energia em repouso para manter-se trabalhando, quanto você precisa consumir para perder ou ganhar peso sem comprometer sua saúde.

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